black friday

Cidade terá shoppings e mercados abertos 24 horas pela primeira vez

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Pelo menos dois mercados de Santa Maria irão abrir as portas durante na madrugada de quinta para sexta-feira, durante a promoção da Black Friday. Devem funcionar entre 0h01min e 23h59min de sexta os hipermercados Big do shopping Monet e do Bairro Patronato. O supermercado Nacional da Avenida Medianeira funcionará em horário normal na sexta, mas também oferecerá descontos em alguns produtos.

A Black Friday também contará dois dois shoppings abertos ao longo da madrugada em Santa Maria. O Praça Nova funcionará da 0h01min às 23h59min de sexta. O Royal abrirá também à 0h01min e fechará às 22h. Contudo, nem todas as lojas irão funcionar ao longo da madrugada, mas apenas as redes maiores. No Royal, 30 estabelecimentos, sendo três lojas grandes (Americanas, Marisa e Lebes), a praça de alimentação e o cinema irão funcionar ao longo da madrugada.

No Praça Nova, a loja Americanas e a lanchonete Burger King manterão as portas abertas a partir da meia-noite. O cinema não funcionará. 

- A Black Friday se tornou uma prática cultural no mundo todo. Nas principais capitais brasileiras, a abertura de shoppings centers na madrugada já é uma realidade, e agora no interior do Estado surge com grande força. Esse é o primeiro passo para uma nova experiência de compra com o olhar no futuro - afirma Luciane Lanção, superintendente do shopping Praça Nova Santa Maria. 

- Em nível mundial, a Black Friday se tornou a segunda melhor data para quem vende na internet. Aproveitando essa carona, desde o ano passado, criamos a Black Week em Santa Maria, para que as pessoas criem o hábito de consumir aqui na cidade - relata Marli Rigo, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), ao enfatizar que mais de 260 lojas já aderiram à campanha. 

LEI MUNICIPAL
A abertura de estabelecimentos durante a madrugada foi autorizada por um decreto assinado em outubro pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), como forma de incentivar o comércio de fim de ano no município. A lei permite o funcionamento de lojas e mercados entre 0h01min e 23h59min desta sexta-feira. 

PLANEJAMENTO
Mesmo com as lojas abertas em horário estendido e ofertas tentadoras, é bom se planejar antes de adquiri algum produto na Black Friday. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 65,1% das famílias brasileiras estão endividadas. Mesmo assim, o SPC Brasil projeta que as compras de final de ano injetem cerca de R$ 60 bilhões na economia do país.

Hipermercados estarão abertos na madrugada de sexta-feira

A liberação de R$ 500 por conta do FGTS e o depósito do 13º salário ajudam a dar um fôlego para as contas das famílias. Entretanto, em vez de utilizar o recurso para quitar dívidas, muita gente acaba contraindo novos compromissos.


- A Black Friday, assim como outras datas, como os dias das mães e das crianças, são criadas justamente para fomentar a economia. É uma tendência também comportamental dos consumidores, de se colocarem em uma condição de compra sem necessidade - salienta o professor de direito do consumidor da Universidade Franciscana (UFN) e coordenador do grupo de pesquisa Sociedade e Direito do Consumidor, Vitor Hugo Ferreira.

13 dicas para comprar sem ser enganado na Black Friday

Caso a compra caiba no orçamento, a dica é ficar atento à taxa de juros praticada pelas lojas. Muitas vezes, o consumidor não calcula o resultado final da compra, se atentando apenas ao valor da parcela, que é bem mais baixo.

- É importante se atentar aos valores finais dos produtos quando são parcelados. Pode acontecer o que chamo de acidente da vida. Todo mundo que está com suas contas em dia tem um orçamento enxuto e é só ter um acidente para não conseguir mais pagar mais a parcela do produto que ele adquiriu - afirma Ferreira. 

O QUE É A BLACK FRIDAY

  • Há diferentes versões para o nome Black Friday (sexta-feira negra). A origem provável do termo é dos Estados Unidos, onde foi usado pela primeira vez em 1896. Naquele ano, Jay Gould e James Fisk, dois especuladores, teriam fraudado o mercado do ouro na Bolsa de Nova York, fazendo o preço do metal cair numa sexta-feira, gerando um colapso econômico e fazendo muitos investidores perderem dinheiro. Aquele dia ficou marcado como sexta-feira negra, em alusão a um dia de prejuízos. O termo, contudo, também é reivindicado por uma empresa de notícias econômicas.  
  • A data comercial só teria se popularizado nos anos 1990. Para reverter um mês de poucas vendas no comércio norte-americano, idealizou-se a criação de um dia de descontos na última sexta-feira de novembro 
  • No Brasil, a Black Friday vem se popularizando desde 2010. Em Santa Maria, é a primeira vez que mercados e shoppings abrirão as portas ao longo da madrugada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Saque do FGTS para nascidos em agosto começa nesta sexta

Próximo

Petrobras reajusta preço da gasolina em 4% nas refinarias

Economia